CASA DA FARINHA

Para quem visita o norte de Ubatuba, uma das atrações encontradas no Núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar) é a Casa da Farinha. A Farinha House está localizada no interior da Fazenda Picinguaba, ao norte da rodovia, e faz parte de um conjunto de ruínas de um antigo moinho de açúcar e álcool construído no final do século passado por imigrantes italianos. Depois que a planta foi abandonada, a roda d'água foi usada para mover os suprimentos de uma casa de farinha construída na década de 1950, que foi recuperada em 1986.

 

Currently the Flour House is used by local cassava producers and also appreciated as a historical object that, having been restored, has reintroduced a patrimonial technology of important cultural, social and economic value. A historic site in the midst of the preserved Atlantic Forest, it is still the beginning for an important trail, passing by Jatobá, Poço da Rasa and following to Morro do Corisco. But these tracks should only be done with the monitoring of specialized guides, who can also give magnificent information about the history of the place and the Atlantic Forest, making the tour an unforgettable experience.

  Um dos passeios mais interessantes pela natureza em Ubatuba é a Trilha das Cachoeiras de Ubatumirim– as cachoeiras da Laje e do Tombador. No entanto é uma atividade que requer a presença de monitores especializados, verifique as agências ou receptivos que fazem este roteiro.

 

  O Sertão do Ubatumirim é mais dos típicos bairros de moradores das áreas de pé da serra e rurais do Litoral Norte de SP. A base de sustentação econômica é a agricultura de banana e mandioca. Na Cachoeira da Lajeos habitantes caiçaras se dedicam à fabricação de canoas e à produção de farinha de mandioca entre outras.Em seus recortes de serra, os rios formam várias cachoeiras e poços. O rio Ubatumirim forma um grande poço para nadar e para os que gostam de mais aventura existe pedras que propiciam alguns saltos.A formação rochosa do leito do rio emoldura a queda dágua que escorre por sobre uma fenda, que é conhecida por Cachoeira da Laje (ou Cortina), onde existem escorregadores naturais e alguns poços.Depois de percorrer um caminho de 1200 metros depare-se com um trecho de mata tropical que recobre a Cachoeira do Tombador, onde as águas tombam sobre as pedras dando origem ao nome.

                   Praia do Estaleiro

 

Com uma faixa de areia extensa é uma praia ótima para a prática de esportes e também ideal para famílias com crianças, que podem até construir castelinhos na areia.

 

Tem alguns quiosques e restaurantes rústicos que servem pratos apetitosos da culinária paulista.

 

O verde está por todos os lados e de um dos pontos altos pode-se ter uma visão panorâmica de toda a praia. Pela mata encontram-se nascentes e rios, dos quais três desaguam na praia. A areia é escura.

 

O mar é calmo e com águas escuras, sendo um bom atrativo para os banhistas e também para os pescadores que no inverno capturam peixes como a tainha.

Desfrute do melhor que Ubatuba 

tem para oferecer    

Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da região. Eram excelentes canoeiros e viviam em paz com os índios do planalto, até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando para categoria de Vila somente em 1554.

Os portugueses mantinham relações de amizade com os Tupiniquins. Os Tupinambás, sob o comando de Cunhambebe, fizeram a aliança conhecida por “Confederação dos Tamoios” e junto a outras tribos de Bertioga a Cabo Frio passaram a lutar contra o domínio lusitano.

Para evitar o conflito, os portugueses convocaram em 1563 uma dupla de negociadores, os Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Anchieta durante as negociações ficou prisioneiro durante aproximadamente quatro meses e nesse período escreveu vários poemas,fundador Jordão Albernaz Homem da......clique AQUI e continue a saiba mais

                                                              Praia da Fazenda

  A Praia da Fazenda, no Litoral Norte de Ubatuba, ficou famosa em todo o Brasil por ter sido palco de cenas memoráveis de famosos filmes e mini-séries de produção nacional, como Hans Stadem, Desmundo, A Muralha, A Casa das Sete Mulheres, Ilha do Castelo Rá Tim Bum e diversos outros.

Para chegar a essa praia, saindo do Centro de Ubatuba a partir do Trevo de Taubaté, você percorrerá a Rio-Santos em direção a Paraty por 36,4 km, quando verá a placa indicativa da estrada de acesso, que tem menos de 1 km.em direção a Paraty por 34 KM. Na entrada da praia, pouco depois da estrada, há um estacionamento com duchas para os visitantes na Sede do Núcleo, com contribuição voluntária parapreservar o local.

Essa estrutura fica inserida ao lado da Sede Administrativa do       

Núcleo; Picinguaba,Parque Estadual da Serra do Mar, uma área de 47.000 ha protegidos que representam mais de 80% do município de Ubatuba. Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, este é o único ponto do litoral paulista onde são protegidos os ecossistemas costeiros, tais como praias, mangues, costões rochosos e mata de restinga. No centro de visitantes da Sede você poderá obter informações sobre as diversas trilhas da região e como realizá-las com a necessária assistência de monitores ambientais: trilha de bote pelo Mangue, trilha do Picadão da Barra, trilha da Brava da Almada, trilha do Jatobá e muitas outras.

                  Ilha do Prumirim

Situada na região norte de Ubatuba, em frente à praia de mesmo nome. Tem uma área de 30 hectares, seção plana, 0,7 Km distante da costa, tem como cobertura vegetal a Mata Atlântica onde predomina a vegetação de restinga, campo de samambaia e campos e campos graminosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em área de cultivo e o tipo de costa em areia e rochas. Na alta temporada e feriados prolongados recebe passeios de escuna, e pequenas lanchas que saem da praia do Prumirim levando turistas à Ilha, onde se praticam alguns esportes náuticos.

Integra o Arquipélago das Couves, situando-se entre a Ponta da cruz e a Ponta da Jamanta, em pleno mar aberto, distante 5,80 km do litoral continental. Disputa com a Ilha das Palmas a mais longa distância da costa de Ubatuba.

         ÁGUAS DO TOMBADOR --

 

Rio Ubatumirim -- Ubatuba -- Chuva, Neve, Gelo e Granizo, formam Fontes e Cachoeiras. Também as Fontes e as Cachoeiras, formam Ribeirões, Riachos, Córregos e este lindo Rio, ele é um trecho do Rio Ubatumirim. Suas águas vem lá de cima, Rio-acima, lá do alto Sertão que variando entre as planícies e as montanhas, desde o cume, passando por vários outros riachos, córregos e quedas D' Água como aCachoeira do Tombador. Aqui nesse trecho ele chega com suas águas cristalinas formando vários poços, alguns com profundidade de até 4m. No popular tem o ditado, Cachoeira é Cachoeira, com aquele ar, elas são superiores, e são, lindas e maravilhosas, esse termo serve em tudo aqui, apesar da aparente inocência dessas águas e este lindo cenário, atenção redobrada com cuidados de segurança sempre em ação e Lema de Escoteiro. Esse cenário não é um lugar comum ao turismo, é Sertão do Ubatumirim, uma localidade distante e bem longe da cidade, estradas de terra, às vezes trechos com pedras, ambientes rústicos e muitos mosquitos. Uma natureza singela, surpreendente e latente. Mas aqui podemos curtir o vídeo e ver toda a beleza do lugar e imaginando sentir a pureza essas águas que limpam, revigoram e recarregam nossas energias. O vídeo é publico de hobbie, lazer e entretenimento para os meus amigos. De ubatubano para ubatubanos "Nossa inspiração é a nossa Cidade" WOJ -- Ubatuba.

  Praia do Sono

Saindo da Villa do Mar, você pega a BR 101 sentido Parati e entra na estrada que leva a Trindade e Laranjeiras.

Chegando em Laranjeiras você segue para o bairro dos moradores, é comum os estacionamentos serem no quintal de suas casas, escolha um próximo do início da trilha!

Combine valores e peça informações sobre a trilha para a Praia do Sono.

 

A trilha é linda, só dá pra ir a pé, no máximo de bike (para os experientes), mas com trechos que precisarão carregar a bike.

                                      © 2015 by Na Mata Bistro & Hospedagem. Proudly created with Wix.com

 

Image by Lexe-I has not been altered and is used in compliance with CC License. If you retain this image, please do not alter it.

  • Grey Twitter Icon
  • Grey TripAdvisor Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon